Home Destaques Ministro da Justiça discute com representante britânica

Ministro da Justiça discute com representante britânica

648
0

O ministro da Justiça, Anderson Torres, se reuniu nos Estados Unidos com a chefe do Departamento de África, América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores britânico, Vicky Ford, para tratar das buscas ao jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, desaparecidos desde domingo (5) no Vale do Javari, no Amazonas.

Torres integra a comitiva do presidente Jair Bolsonaro em Los Angeles durante a Cúpula das Américas. O ministro conversou com Ford na quinta-feira (9) sobre as buscas. A ministra é responsável no governo do Reino Unido pelas relações com países da África, América Latina e Caribe.

Em uma rede social, Torres declarou que foi uma “oportunidade única” para mostrar os esforços do governo brasileiro.

Após a reunião, o ministro disse à Globo News que o objetivo é “esgotar todas as possiblidades” para localizar o jornalista e o indigenista.

“Encontro bastante importante. O Brasil está realizando tudo o que pode ali naquela região para buscar essas pessoas. Nosso objetivo é esgotar todas as possibilidades. Vamos até o fim usando todos os esforços possíveis para realmente localizar essas pessoas”, afirmou.

Também em uma rede social, Ford afirmou que o Reino Unido está “pronto” para dar suporte à operação de busca realizada pelas autoridades brasileiras, que têm sido criticadas por indígenas, políticos e instituições.

OAlto Comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos pediu ao governo brasileiro que “redobre” os recursos e esforços disponibilizados nas operações.

A porta-voz da agência da ONU, Ravina Shamdasani, criticou a demora do governo brasileiro para iniciar as buscas e, em resposta aos comentários do presidente Jair Bolsonaro, de que a dupla desaparecida fazia uma “aventura”, afirmou que é obrigação do Estado proteger jornalistas e profissionais que trabalham na defesa dos Direitos Humanos.

“A resposta (do governo ao desaparecimento) foi extremamente lenta, infelizmente. Achamos bom que agora, após uma medida judicial, as autoridades tenham empregado mais meios para as buscas”, declarou a porta-voz.

Amazônia

Torres também se reuniu com o assessor do governo norte-americano John Kerry, enviado especial para assuntos sobre clima. O ministro brasileiro relatou que comentou “rapidamente” com Kerry sobre as buscas a Dom Phillips e Bruno Pereira.

Segundo Torres, a reunião serviu para discutir o combate ao desmatamento na Amazônia – o governo Bolsonaro acumula alta nos índices de desmate da floresta.

“Foi um encontro preliminar, primeira vez que eu o conheci. A gente falou muito sobre essa questão do desmatamento, do combate aos crimes na Amazônia, mas teremos novos encontros ainda para poder criar uma parceria, uma força-tarefa juntos”, disse Torres.

A proteção da Amazônia foi um dos temas do encontro entre Bolsonaro e Biden, na quinta-feira (9). Antes da reunião, na presença de jornalistas, Bolsonaro disse que, “por vezes”, o Brasil sente ameaçada a soberania na região da floresta.

Antes, Biden disse a Bolsonaro que o Brasil fez “sacrifícios reais” para proteger a Amazônia e que o restante do mundo deveria ajudar a financiar a preservação da floresta. Segundo Biden, preservar a Amazônia é uma “responsabilidade internacional” porque o mundo se beneficia da proteção da floresta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here