O governo de São Paulo afirmou que um aumento de 24% nas mortes por coronavírus no interior na última semana foi o responsável por fazer com que o estado como um todo batesse o recorde semanal, com 1.945 novas mortes, após três semanas seguidas em que o valor havia apresentado leve queda.
No entanto, o coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, afirma que o aumento está dentro das projeções realizadas pela gestão João Doria (PSDB). Em meio à flexibilização gradual da quarentena em várias regiões, o governo prevê que o estado atinja um total de 21 mil a 26 mil mortes por coronavírus até o final de julho.
“Realmente na semana passada a gente teve um número de óbitos maior do que os das semanas anteriores. Nós estávamos há três semanas com redução, mas isso não altera o que nós imaginávamos desde o início do plano, de que a capital tinha uma tendência de queda, manutenção dos seus números de casos e óbitos, e uma provável expansão no interior”, disse Gabbardo nesta segunda.
Segundo o diretor, houve aumento menor de mortes na capital e na Região Metropolitana, dentro do que especialistas ainda consideram estabilidade na análise da média móvel. Mas os números do interior puxaram o total do estado para o avanço de 14%, limite da taxa para que seja considerado aumento e não estabilidade.
“Na Região Metropolitana o aumento do número de óbitos foi de 7%, na capital ainda menor, em torno de 2,6%. Houve um aumento de óbitos no interior bastante considerável, na ordem de 24%. No total, os números mantém o estado em uma estabilidade, dentro da nossa previsão. […] Até 15% consideramos estabilidade”, afirmou.
Interior X capital
O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, também apresentou nesta segunda-feira (20) outra análise que confirma a interiorização da Covid-19 em São Paulo. Segundo Vinholi, pela primeira vez o interior ultrapassou a capital em números absolutos de casos confirmados desde o início da pandemia. A comparação desconsidera as outras cidades da Grande São Paulo.
“O interior do estado alcança o número de casos da capital. São 40% de casos no interior hoje [em relação ao total] e 40% de casos na capital: 166 mil casos em cada uma dessas regiões. Essa evolução veio se dando ao longo do período, viemos alertando e trazendo essas informações e com os dados de hoje se consolida”, disse Vinholi.
Há cerca de um mês, o secretário já havia anunciado que o interior havia ultrapassado a capital em novos registros semanais de casos.
Já em relação às mortes, Vinholi também afirmou nesta segunda que o interior ultrapassou pela primeira vez a Grande São Paulo (sem a capital) em número absoluto de óbitos por coronavírus. Segundo o secretário, o interior soma 5.612 mortes desde o início da pandemia e a Grande SP 5.318. Na capital, o valor total de mortes é de 8.778.
Balanço diário
O estado de São Paulo registrou 56 novas mortes por coronavírus e 1.385 novos casos confirmados da doença nas últimas 24 horas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados nesta segunda-feira (20). Com os novos registros, o número total de mortes desde o início da pandemia chegou a 19.788 e o de casos confirmados 416.434.
As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores nos finais de semana e às segundas-feiras, devido ao atraso nas notificações nestes dias.
Veja novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:
56 mortes
1.385 casos confirmados
Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:
19.788 mortes
416.434 casos confirmados
Internações
As taxas de ocupação dos leitos das unidades de terapia intensiva (UTI) tiveram leve queda para 66,8% no estado e 64,9 na Grande São Paulo. No domingo, as taxas eram de 66,9% no estado e 65,1% na Grande São Paulo.
O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 também teve leve queda nesta segunda-feira (20) para 14.598, sendo 5.852 pacientes em UTI e 8.746 em leitos de enfermaria. No domingo, o total de pacientes internados era de 14.814 no estado.