Home Destaques Expectativa de ministros do STF é que Moraes seja ‘implacável’ com empresários...

Expectativa de ministros do STF é que Moraes seja ‘implacável’ com empresários golpistas

600
0

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acreditam que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes vai ser “implacável” no caso dos empresários que se mostraram favoráveis a um golpe militar em caso de vitória de Lula em outubro.

Advogados e entidades de juristas apresentaram uma notícia-crime ao TSE contra os empresários Luciano Hang (dono da Havan), Afrânio Barreira Filho (do Grupo Coco Bambu), Ivan Wrobel (da construtora W3 Engenharia) e Marco Aurélio Raymundo, o Morongo (dono da marca de surfwear Mormaii).

De acordo com reportagem do site “Metrópoles”, os quatro participam de um grupo de WhatsApp chamado “Empresários e Política”, no qual integrantes defendiam ruptura institucional para evitar a volta do PT ao poder.

A expectativa no STF é que a decisão de Moraes não deixe que a decisão passe dos próximos dias.

Os ministros acreditam que Moraes vai frear a ação dos empresários antes das eleições para evitar que aconteça o mesmo que em 2019, quando o ministro identificou que empresários financiavam manifestações antidemocráticas, mas não os prendeu, apenas investigou.

Agora, a 40 dias das eleições, os ministros do STF esperam medidas duras não apenas por acreditarem que o grupo de empresários estava planejando um golpe, mas pela possibilidade de que eles estejam financiando grupos radicais — beneficiados por medidas do governo Bolsonaro que facilitaram o acesso a armas.

Apesar de a revelação dos planos dos empresários ter acontecido em um momento em que o presidente Bolsonaro diminuiu a intensidade dos ataques — sem fundamentos e sem provas — contra as urnas eletrônicas, os ministros acreditam que isso não fará com que Moraes não aja.

A senha foi dada pelo ministro Dias Toffoli — na sexta, em entrevista, ele afirmou que os empresários são “suicidas”, porque sua postura causaria retaliação econômica de outros países e faria investidores deixarem o país.

O próprio Planalto admite que o ministro dificilmente deixará passar.

Os empresários é a melhor relação custo-benefício — Moraes já tem o mapa da atuação desses empresários, quais sites monetizaram, quais movimentos financiaram, quem recebeu dinheiro público etc.

Apesar de os empresários alegarem que se trata de atuação no âmbito privado, Moraes tem provas de que essa atuação visa à sustentação política.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here