Pacientes que procuraram atendimento no Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, não conseguiram atendimento na madrugada desta quarta-feira (12) por conta da superlotação.
O Santa Marcelina é um hospital referência na região. E é um dos mais procurados. Alguns funcionários contam que essa superlotação já dura meses.
A gestante Samanta Vitória Damasceno Santos da Silva, de 18 anos, procurou o hospital após ter um sangramento, mas não conseguiu passar em consulta.
“Eu descobri recentemente que eu estava gestante e eu vim aqui no Santa Marcelina. Do nada minha barriga ficou dura e eu comecei a ter sangramento”.
Segundo a jovem, ela foi orientada a ir para a Upa de Itaquera. Qual a recomendação que te deram? Para eu ir para o Upa de Itaquera.
O vendedor Fausto da Silva levou a mãe ao hospital e também não conseguiu atendimento.
“Cheguei aqui no hospital com extrema urgência devido a uma doença da minha mãe aqui, ela está com uma neuropatia, hérnia de disco e eles recusaram a entrada dela aqui no atendimento.”
Em nota, o Hospital Santa Marcelina confirmou que a ocupação é de mais de 100%. E recomenda que em casos de menor complexidade, a população procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS). E em situações de emergência, a UPA do bairro.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que a unidade prioriza os casos graves e gravíssimos.
E que o sistema Cross está auxiliando no encaminhamento de pacientes para outras unidades da região.