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F1 2021: entenda como funcionarão as corridas classificatórias

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Além de mais um capítulo na disputa entre RBR e Mercedes na Fórmula 1, o GP da Inglaterra marcará, neste fim de semana, a estreia das corridas classificatórias. Proposta da categoria para tornar as etapas mais atrativas, a mudança contará com uma corrida curta de 100 km para definir as posições no grid de largada na prova principal, no domingo. Promessa de disputas emocionantes, esta é a alteração mais drástica no formato dos grandes prêmios, e ainda valerá pontos extras para os três primeiros colocados.
Como funciona
As corridas classificatórias substituirão, excepcionalmente, o formato tradicional de classificação para o grid de largada da prova principal da etapa, no domingo. Embora usem o mesmo traçado, elas serão mais curtas; com a extensão de 100 km ou 30 minutos. Os pit stops não serão obrigatórios, mas o uso da asa móvel será permitido.

Com menos tempo na pista, alguns costumes típicos de um dia de corrida não farão parte da novidade; mesmo na presença do público no Circuito de Silverstone, não haverá, por exemplo, o desfile de pilotos que antecede as provas do domingo ou a cerimônia de pódio.

Formato do fim de semana
Na sexta-feira, a F1 deixará de promover dois treinos livres e realizará apenas um, seguido de uma classificação de três segmentos (Q1, Q2 e Q3) para definir o grid de largada das corridas classificatórias. No sábado, será realizado o segundo e último treino livre antecedendo a corrida classificatória, cujos resultados vão determinar as posições iniciais dos 20 pilotos na prova principal, no domingo – que permanece com o formato inalterado.
SEXTA-FEIRA

Primeiro treino livre (60 minutos)
Classificação para a corrida do sábado (60 minutos, dividido em Q1, Q2 e Q3)
SÁBADO

Segundo treino livre (60 minutos)
Corrida classificatória de 100 km (sem pódio)
DOMINGO

Corrida de distância completa (cerca de 305 km)
Mais emoção
O objetivo da mudança, segundo a F1, é tornar todo o fim de semana de corrida mais atrativo – não apenas a prova no domingo. Porém, a intenção é que a proposta seja um evento especial, não tomando parte em todas as etapas do calendário.

  • Quanto menos tempo para treinos livres, mais ação na pista. Também é uma forma de atrair mais histórias e patrocinadores, afinal, quanto mais imprevisível, mais interessante é a corrida – explica Stefano Domenicali, CEO da categoria.

Diretor da Fórmula 1, Ross Brawn utilizou como exemplo do potencial das corridas classificatórias o final do GP do Azerbaijão, que devido ao abandono de Max Verstappen com um furo no pneu, contou com uma relargada que garantiu a presença de Sergio Pérez, Sebastian Vettel e Pierre Gasly no pódio.
Vitória e pontuação
Embora seja uma corrida, não haverá um “vencedor” na disputa. O primeiro colocado na prova classificatória será validado nas estatísticas de pole positions. Além disso, também não haverá um pódio. A ideia é que as formalidades do atual formato de classificação sejam mantidas; assim, o vencedor da corrida de classificação ganhará um troféu, como já funciona hoje com a versão menor do pneu Pirelli para o pole.

A novidade fica por conta da introdução de um sistema de pontos nas corridas classificatórias para os três primeiros. O vencedor receberá três pontos; o segundo colocado, por sua vez, recebe dois pontos, sucedido pelo terceiro colocado, que receberá um ponto.

Uso de pneus
Com menos sessões no fim de semana, as equipes receberão um jogo de pneus a menos do que o tradicional, com 12 ao todo. Na sexta-feira, serão disponibilizados dois sets dos compostos de escolha livre; porém, na classificação, será permitido apenas o uso de pneus macios – com cinco conjuntos disponíveis.

Para o treino livre do sábado, as equipes terão direito a um set de pneus de livre escolha; número que aumenta para dois na corrida classificatória. No domingo, serão utilizados os dois compostos restantes. Caso chova na sexta ou no sábado, os times poderão trocar pneus usados por um conjunto extra de pneus intermediários ou de pista molhada.

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