Se a conclusão do GP da Inglaterra neste domingo, no Circuito de Silverstone, caminhava para ser pacata, a última volta da quarta etapa do calendário da Fórmula 1 de 2020 foi o oposto. Lewis Hamilton, líder do campeonato, completou 75% da volta final com um pneu furado e conseguiu garantir a vitória mesmo tendo Max Verstappen, da RBR em seu encalço.
Depois de ser informado da situação do rival, o holandês pisou no acelerador e tentou fazer valer a vantagem dos pneus macios recém-colocados, mas não conseguiu alcançar Hamilton. No rádio, em comunicação com Giampiero Lambiase, seu engenheiro, não escondeu a frustração – e nem a surpresa.
Que sortudo. Que droga. Que droga, amigo – comentou Verstappen em sua última volta.
A três voltas para o fim da prova, após o pneu de Valtteri Bottas estourar e os de Lewis Hamilton darem sinal de forte desgaste, a RBR decidiu arriscar uma parada para Max Verstappen, principalmente porque o holandês reclamou de vibrações no carro que indicavam que o pneu não estaria em condições para resistir até o fim às abrasões típicas da pista de Silverstone.
Embora a decisão tenha resguardado o piloto da RBR de sofrer o mesmo que os rivais da Mercedes e Carlos Sainz, da McLaren, e garantido o segundo lugar, a parada também possibilitou que Hamilton completasse a 52ª volta na ponta, mesmo com um pneu a menos.
No último giro, o britânico abriu vantagem de 33s para Verstappen, na vice-liderança após o incidente de Bottas. No entanto, Hamilton viu o holandês se aproximar e reduzir a distância curva após curva quando o pneu dianteiro esquerdo do W11 estourou. Na chegada, a diferença do hexacampeão para o piloto da RBR foi reduzida a apenas 5s.
- Ele é um rapaz com sorte – respondeu Giampiero Lambiase, engenheiro de pista de Verstappen.
Apesar da sensação de que a escolha pode ter custado caro, Christian Horner, chefe da RBR, reforçou que trazer Verstappen aos boxes foi fundamental para que ele ao menos conseguisse completar a prova e garantir importantes 18 pontos na classificação de pilotos e construtores. - Estávamos particularmente preocupados com o furo do Bottas, já que o Max estava reclamando de vibrações também. E aí decidimos parar. O pneus que saiu do carro estava com vários cortes. Então não era garantido que ele (Verstappen) conseguisse chegar ao fim da prova. Então enquanto parece que perdermos uma oportunidade no fim, se tivéssemos permanecido na pista, não havia garantias que conseguiríamos chegar ao fim sem um pneu furado – explica Horner.
Com o segundo lugar no GP da Inglaterra, mesmo em terceiro no campeonato, Verstappen reduziu a distância para o vice-líder, Valtteri Bottas – apenas seis pontos atrás do finlandês. Com 78 pontos, a RBR também se consolidou na segunda posição do campeonato de construtoras, 68 atrás da Mercedes, líder. Esse também foi o terceiro pódio do piloto da equipe austríaca nas quatro primeiras etapas de 2020.