Home Destaques Conheça a trajetória dos principais candidatos à Presidência: Lula, JB, Ciro e...

Conheça a trajetória dos principais candidatos à Presidência: Lula, JB, Ciro e Tebet

534
0

Em 2 de outubro de 2022, acontece o primeiro turno das eleições presidenciais. Onze candidatos disputam o cargo, e as pesquisas eleitorais mais recentes do Ipec e do Datafolha mostram Lula (PT) e Bolsonaro (PL) com as maiores fatias dos votos. Depois, aparecem Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O ex-presidente Lula, de 76 anos, disputa sua sexta eleição presidencial. Ele governou o país em dois mandatos, entre 2003 e 2010. Nascido em Caetés, no interior de Pernambuco, Lula começou sua trajetória política na Grande São Paulo, onde trabalhou como metalúrgico e liderou movimentos sindicais. Foi um dos fundadores do PT e participou da Assembleia Constituinte de 1988. Entre 2018 e 2019, Lula ficou 580 dias preso por uma condenação na Lava Jato, que depois foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal. A Corte entendeu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para julgar o caso e que o juiz Sergio Moro foi parcial ao condenar Lula. Os outros processos contra o ex-presidente foram arquivados ou prescreveram.

Jair Bolsonaro (PL)

Eleito presidente em 2018, Bolsonaro, de 67 anos, disputa a reeleição pelo PL, partido ao qual se filiou em 2021. Antes da Presidência, estava no sexto mandato como deputado federal pelo Rio de Janeiro. Bolsonaro nasceu em Glicério, no interior de São Paulo, e na juventude mudou-se para o Rio, onde fez formação militar. Trocou o Exército pela política em 1989, quando se elegeu vereador. Na sua primeira campanha presidencial, em 2018, Bolsonaro foi esfaqueado no abdômen durante um comício em Juiz de Fora (MG). O primeiro mandato foi marcado por uma política de liberação de armas, pela aproximação de políticos do Centrão, por críticas à atuação do governo na pandemia e por ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Ciro Gomes (PDT)

Ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, de 64 anos, é candidato à Presidência pela quarta vez. Ele nasceu em Pindamonhangaba (SP), mas, ainda da infância, mudou-se para Sobral (CE), onde a família fez carreira política. Cursou direito e começou a militância política na universidade. Foi professor, deputado estadual, federal, prefeito de Fortaleza e também ministro da Fazenda (governo Itamar Franco) e ministro da Integração Nacional (governo Lula). Ciro responde na Justiça a dezenas de processos por danos morais ou calúnia, injúria e difamação.

Simone Tebet (MDB)

A senadora Simone Tebet, de 52 anos, disputa sua primeira eleição presidencial. É natural de Três Lagoas (MT) e filha de um tradicional político do estado, Ramez Tebet, que morreu em 2006. Formada em direito, fez carreira como professora. Entrou para a política em 2002, quando foi eleita deputada estadual. Também foi prefeita de Três Lagoas e vice-governadora do Mato Grosso do Sul. No Senado, ganhou projeção nacional com participação na CPI da Covid. Tebet é proprietária rural e já foi acusada de lutar contra direitos dos indígenas. V

*Créditos: roteiro e pesquisa dos vídeos: Amanda Polato; edição: Marih Oliveira; design gráfico: Elcio Horiuchi, Gabs, Max Francioli, Wagner Magalhães; motion designer: Fernando Lima e Verônica Medeiros; coordenação de vídeos: Mariana Mendicelli e Tatiana Caldas; coordenação de design: Guilherme Luiz Pinheiro:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here