O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que vai antecipar novamente o calendário de vacinação contra Covid no estado. Todos os adultos até 18 anos deverão receber a primeira dose da vacina até o dia 16 de agosto. Antes, a previsão era que eles fossem imunizados até 20 de agosto.
SP anuncia novas datas para vacinação contra Covid-19 e inclui adolescentes; veja calendário
A vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos, que começaria a partir do dia 23, vai ter início em 18 de agosto.
As datas previstas dependem das entregas de vacinas anunciadas no site do Ministério da Saúde, que faz a distribuição das doses por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI).
“São Paulo antecipa a vacinação de adultos, de todos com mais de 18 anos para o dia 16 de agosto. Adolescentes na faixa de 17 a 12 anos começarão a ser vacinados no dia 18 de agosto, começando pelos jovens com comorbidades e na sequência todos os demais jovens nessa faixa etária de 17 a 12 anos”, afirmou o governador João Doria (PSDB).
Essa foi a primeira agenda pública realizada pelo governador após ele sair do isolamento depois de ter sido reinfectado pela Covid-19.
Novo calendário de vacinação
Adultos até 18 anos tomam primeira dose até 16 de agosto;
Do dia 18 a 29 de agosto, serão vacinados adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas;
Dia 30 de agosto a 5 de setembro serão vacinados os adolescentes de 15 a 17 anos;
Dia 6 a 12 de setembro serão imunizados os adolescentes de 12 a 14 anos.
O dia 16 de agosto não marca, no entanto, o fim da campanha de vacinação contra Covid em São Paulo. Isto porque o estado de São Paulo não deve atingir, nesta data, a completa imunização dos adultos, já que boa parte da população terá recebido apenas a primeira dose.
Horários do comércio
Doria também anunciou uma nova flexibilização econômica ampliando o horário de funcionamento dos comércios e serviços até meia-noite e com capacidade de até 80% até o dia 17 de agosto.
Atualmente, o horário de funcionamento de bares, restaurares, shoppings e serviços de um modo geral é permitido até as 23h, com até 60% de ocupação.
“A partir do dia 17 de agosto não teremos mais limite de ocupação de espaços comerciais ou espaços públicos, abertos ou fechados, nem tampouco de horários, a partir de 17 de agosto”, ressaltou o governador.
LEIA TAMBÉM
Cidade de SP vai colocar no fim da fila quem escolher marca de vacina contra Covid
Veja o mapa da vacinação contra Covid no país por estado e município
Adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados contra Covid
Adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados contra Covid
O novo calendário de vacinação do estado de São Paulo foi anunciado durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (28) no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital paulista, após uma reunião de aprovação do novo plano logístico de aplicação de doses.
Mais cedo, em nota, o governo de São Paulo disse que “atua com agilidade na logística e distribuição das doses aos municípios para vacinar todos os adultos do estado o mais breve possível”. “Na sequência, a vacinação dos adolescentes poderá ser iniciada”, completa.
O estado de São Paulo vacinou 25,3 milhões de pessoas com a primeira dose e 8,3 milhões estão com a imunização completa, sendo que 1 milhão tomou dose única da Janssen.