Home Destaques STF marca início de julgamento do terceiro bloco de denunciados pelos atos...

STF marca início de julgamento do terceiro bloco de denunciados pelos atos golpistas

353
0

O Supremo Tribunal Federal vai analisar, a partir da próxima quarta-feira (3), mais um conjunto de denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República contra acusados de participação dos atos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios do STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

O julgamento ocorrerá no plenário virtual do tribunal, formato de deliberação em que os ministros depositam seus votos em uma página do STF na internet, sem a necessidade de uma sessão presencial ou por videoconferência. O julgamento termina no dia 8 de maio. O número de denúncias a serem avaliadas ainda não foi divulgado.

Este é o terceiro conjunto de acusações formais a serem julgadas pela Corte. Em 18 de abril, o Supremo iniciou o julgamento dos casos relativos à depredação de sedes dos Três Poderes. Na ocasião, por maioria, os ministros receberam as denúncias. Na última segunda-feira (24), a segunda leva de denúncias também começou a ser analisada.

Desde o ataque, a PGR já denunciou 1.390 pessoas por atos antidemocráticos, sendo 239 no núcleo dos executores, 1.150 no núcleo dos incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.

Durante a invasão, foram depredadas as sedes dos Três Poderes, num ataque à democracia sem precedentes na história do Brasil.

Naquele dia, terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas. O prejuízo é calculado em R$ 26,2 milhões.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here