Home Destaques STJ escolhe ministra Isabel Gallotti para integrar o TSE

STJ escolhe ministra Isabel Gallotti para integrar o TSE

137
0

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu a ministra Isabel Gallotti para integrar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela substitui o ministro Benedito Gonçalves, já que o mandato dele na Corte eleitoral acaba em 9 de novembro.

Na mesma sessão, o STJ também escolheu o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva para compor o TSE no cargo de ministro substituto.

O TSE conta com três ministros vindos do STF, dois do STJ e dois da chamada classe dos juristas — advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo.

O ministro Benedito Gonçalves, que deixará a Corte em novembro, é o atual corregedor eleitoral. No lugar, dele assumirá o posto o ministro Raul Araújo, também do STJ, que já atua no tribunal eleitoral.

Quem são os novos ministros?

A ministra Isabel Gallotti, de 60 anos, é formada em direito pela Universidade de Brasília (UnB), e mestrado na mesma instituição. Está no STJ desde 2010, e hoje atua na 4ª Turma da Corte.

Antes disso, atuou como procuradora no Ministério Público Federal e foi juíza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Já o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva tem 61 anos e é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado pela Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, e doutorado pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

Está no STJ desde 2011 e integra a 3ª Turma da Corte, à qual preside. Antes disso, foi procurador do estado de São Paulo, procurador da Fazenda Nacionel e conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here