Home Destaques Ala do governo defende reformulação na estatal, com Mercadante no comando

Ala do governo defende reformulação na estatal, com Mercadante no comando

136
0

Depois da deflagração de uma guerra entre conselheiros da Petrobras e das pressões sobre o presidente da petroleira, Jean Paul Prates, uma ala do governo passou a defender uma reformulação total do Conselho de Administração da empresa, com Aloizio Mercadante assumindo o comando, para ser a voz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na estatal.

A proposta é fazer uma mudança completa nos conselheiros indicados pelo governo, que poderia atingir também alguns minoritários.

A ideia tem o apoio de Mercadante e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e teria como premissa profissionalizar o Conselho de Administração da Petrobras para decidir os investimentos da empresa.

Neste domingo, o atual presidente do colegiado, Pietro Mendes, entrou em atrito com o conselheiro representante de minoritários Marcelo Gasparino, por conta de uma entrevista que ele concedeu à colunista Malu Gaspar, do jornal “O Globo”.

À publicação, Marcelo Gasparino colocou em dúvida se os indicados pelo governo defendem interesses políticos ou da estatal.

Pietro Mendes reclamou, em um grupo de mensagens dos conselheiros, das declarações de Gasparino, e pediu que ele desse esclarecimentos e apresentasse provas de que os membros do governo no CA tomam decisões políticas, e não técnicas, prejudicando a saúde financeira da Petrobras.

Gasparino rebateu e disse que o caso deveria ser investigado pela Comissão de Valores Mobiliários. Pietro Mendes pediu a abertura de apuração nos comitês de pessoa e auditorias estatutárias sobre a entrevista de Marcelo Gasparino.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here