Home Destaques Confiança cresce entre os empresários, mas cai entre consumidores

Confiança cresce entre os empresários, mas cai entre consumidores

756
0

A confiança dos empresários mostra recuperação em agosto, segundo prévia divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Para os consumidores, no entanto, a situação inspira menos otimismo: entre eles, a confiança voltou a indicar cair.

Na passagem de julho para agosto, de acordo com dados prévios, a confiança dos empresários cresceu 5,8 pontos, para 93,3 – apenas 2,7 pontos abaixo do patamar de fevereiro. Já a confiança do consumidor recuou 3 pontos, para 75,8 – 12 abaixo do período antes da pandemia, “que já era baixo em termos históricos”, diz em nota o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler.

O levantamento mostra que a recuperação da confiança empresarial também não tem sido homogênea entre os setores, sendo mais consistente na indústria e no comércio que nos serviços e na construção.

Consumidor: -3,0 pontos, para 75,8
Empresarial: +5,8 pontos, para 93,3
Comércio: +10,2 pontos, para 96,3
Indústria: +8,8 pontos, para 98,6
Serviços: +3,6 pontos, para 82,6
Construção: +1,7 pontos, para 85,4
“O cenário de retomada deve se manter nos próximos meses, agora em ritmo mais gradual, principalmente em função da cautela dos consumidores e pelo nível de incerteza que se mantém elevado”, afirma Tobler.

A FGV aponta que o aumento da confiança empresarial na prévia de agosto decorre principalmente da melhora da percepção sobre a situação atual, além de melhores expectativas para o futuro. Já para os consumidores, as condições do momento presente permaneceriam estáveis, enquanto as perspectivas para os próximos meses pioraram.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here