Home Destaques Governo de SP anuncia projeto para criar ‘Tabela SUS Paulista’ 

Governo de SP anuncia projeto para criar ‘Tabela SUS Paulista’ 

155
0
????????????????????????????????

O governo de São Paulo anunciou  um projeto que prevê a criação de uma tabela própria para remunerar procedimentos feitos por hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), como Santas Casas e demais instituições filantrópicas do estado.

Chamado de “Tabela SUS Paulista”, a proposta pagará um complemento até cinco vezes maior que o determinado pelo Ministério da Saúde.

“A Tabela SUS Paulista irá complementar com recursos próprios, do tesouro estadual, a tabela SUS em todos os procedimentos hospitalares. Nenhum procedimento ficará sem reajuste, que poderá chegar a 400%, ou seja, cinco vezes o valor atual”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, durante coletiva de imprensa .

Ainda de acordo com o secretário, os reajustes não serão lineares. O governo irá priorizar os procedimentos com maior defasagem e os que têm demanda reprimida, como um incentivo para acabar com as filas.

“Vamos dobrar o valor das diárias de UTI, equiparar os valores que já foram pagos durante a pandemia. Desse modo, o estado vai remunerar adequadamente as filantrópicas pelos serviços prestados, que assim dependerão apenas da sua capacidade para gerar o financiamento necessário para o seu desempenho”, completou o secretário.

A expectativa do governo é a de que a medida entre em vigor em janeiro de 2024. Entretanto, a proposta ainda precisa ser enviada à Assembleia Legislativa do estado e o recurso destinado incluído e aprovado na Lei Orçamentária do próximo ano.

A medida tenta reduzir o tempo de espera por cirurgias no estado de aliviar a crise financeira enfrentada há anos por algumas entidades, como por exemplo, a Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com Eleuses Paiva, o maior problema no estado é nas cirurgias de média complexidade, como vesícula e hérnia.

Somente na capital paulista, em maio deste ano, 194.260 mil pessoas aguardavam na fila para fazer cirurgias pelo SUS.

Ao Ministério da Saúde, o estado informou, no início do ano, que 111 mil pessoas aguardavam na fila.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here