Home Destaques Governo de SP prevê de 21 mil a 26 mil mortes por...

Governo de SP prevê de 21 mil a 26 mil mortes por coronavírus no estado até o final de julho

814
0

O governo de São Paulo atualizou a previsão do alcance da pandemia do novo coronavírus até o final de julho. Segundo a gestão João Doria (PSDB), o número de mortes deve subir para 21 mil a 26 mil e o de casos confirmados para 510 mil a 600 mil até o dia 31 de julho.

Nesta quinta-feira (16), o estado de São Paulo chegou à marca de mais de 19 mil mortes por Covid-19 e mais de 402 mil casos confirmados da doença desde o início da pandemia. Pela projeção do governo, seriam então de 2 mil a 7 mil novas mortes em apenas 15 dias. Em relação aos casos confirmados, seriam de 108 mil a 198 mil novos registros em apenas 15 dias.

Também nesta quinta-feira, o estado atingiu a marca de 50 dias com média móvel superior a 200 mortes por Covid-19 por dia. A média móvel avalia o número dos últimos 7 dias e é um indicador usado para analisar a tendência da epidemia corrigindo o atraso nas novas confirmações de casos e mortes que ocorre nos fins de semana.

Com isso, o estado permanece no chamado platô, que é a estabilização dos novos registros diários. No entanto, o platô foi alcançado no ponto mais alto da curva epidemiológica, sem que houvesse uma queda, o que para especialistas representa fracasso no controle do avanço da doença.

Embora a cidade de São Paulo tenha registrado queda na curva epidemiológica de mortes e casos, a Covid-19 continua avançando no interior, o que faz com que a média do estado como um todo continue alta.

Internações e ocupação de UTIs
Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, o estado tem, nesta quinta-feira, 5.982 pacientes internados em UTI e 8.884 em enfermaria com sintomas da Covid-19. O total de pacientes internados é de 14.866 pessoas, entre casos suspeitos e confirmados da doença registrados nos sistemas público ou privado de saúde. Na quarta, o total era de 14.059 internados.

A taxa de ocupação de leitos de UTI se manteve idêntica à verificada na quarta: o índice é de 66,5% no estado e 65% na Grande São Paulo.

Testes de coronavírus em São Paulo
A secretária de desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, Patrícia Ellen, disse nesta quinta-feira (16) que o número de testes de coronavírus realizados no estado de São Paulo chegou a 1,1 milhão desde o início da pandemia, levando em consideração testes rápidos e do tipo RT-PCR.

“Esse é o total de testes realizados no estado. Hoje, cerca de metade disso tá sendo realizada pela rede pública estadual de testagem e a outra testagem pelo setor privado”, afirmou Patrícia.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marcos Vinholi, nesta quinta-feira (16) foi estabelecida uma meta de testes para os municípios. A previsão é que o estado atinja a meta de 30 mil testes por dia no mês de agosto.

“Fizemos uma grande rede de testagem estabelecida nesse período e uma grande parceria com a iniciativa privada e com os municípios. Nós colocamos como meta, e daí hoje pedindo para que os municípios possam acompanhar e seguir essa meta para que em conjunto a gente supere índices estabelecidos pelo governo do estado. De 5 testes para 10 mil habitantes, por dia, ou 50 testes para 100 mil por dia, no mês de julho, e no mês de agosto, 7 testes para 10 mil habitantes ou 70 testes para 100 mil habitantes. Esses são os parâmetros estabelecidos aqui pelo governo do estado de São Paulo, para atingir os 30 mil testes por dia no mês de agosto, tendo aqui uma testagem contundente no estado de São Paulo”, afirmou Vinholi.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here