Home Esportes Stefano Domenicali assume presidência da Fórmula 1 em 2021

Stefano Domenicali assume presidência da Fórmula 1 em 2021

914
0

Ex-chefe da Ferrari entre 2008 e 2014, o italiano Stefano Domenicali é o novo presidente da Fórmula 1, substituindo a função desempenhada pelo diretor-executivo da Liberty Media Chase Carey desde 2017. Domenicali assumirá o posto a partir de janeiro de 2021. Já Carey, que permanece na gestão da categoria até o fim da atual temporada, passará a ocupar um cargo não-executivo no próximo ano.
A mudança começou a ser ventilada na categoria no início desta semana; no entanto, foi confirmada apenas na manhã desta sexta-feira pela Liberty Media, responsável por gerir os direitos comerciais da F1.

Em 2008, o economista substituiu Jean Todt, atual presidente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) no cargo de chefe de equipe da Ferrari, conquistando o campeonato de contrutores e o vice-campeonato de pilotos em seu primeiro ano.

Domenicali comandou a escuderia italiana até o início de 2014 após um duro começo de campeonato para Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, então pilotos da equipe. Ele foi substituído por Marco Mattiacci, executivo da montadora na América do Norte, que durou apenas sete meses na categoria e deu lugar a Maurizio Arrivabene, último chefe da Ferrari antes da chegada do atual diretor esportivo, Mattia Binotto.

O italiano, que se tornou diretor-executivo da Lamborghini em 2016 e também atuou como presidente da comissão de monopostos da FIA, comemorou seu retorno à categoria:

  • Estou emocionado em me juntar a organização Fórmula 1, um esporte que sempre fez parte da minha vida. Eu nasci em Imola, e vivi em Monza. Permaneci conectado com o esporte através do meu trabalho na FIA e estou ansioso para me conectar com as equipes, promotores, patrocinadores e muitos parceiros da Fórmula 1 enquanto continuamos a guiar os negócios. Os últimos seis anos na Audi liderando a Lamborghini me deram uma grande perspectiva e experiência que tratei para a Fórmula 1.
    Chase Carey, atual gestor da F1, assumirá em 2021 um cargo de gestão não-executiva na categoria. O americano celebrou o trabalho desempenhado em seus anos como representante da Liberty Media no esporte e colocou-se à disposição de Domenicali.
  • Foi uma honra liderar a Fórmula 1, um verdadeiro esporte global com um passado histórico ao longo dos últimos 70 anos. Estou orgulhoso da equipe que não apenas navegou através de um desafiador 2020, mas agregou propósito e determinação na sustentabilidade, diversidade e inclusão. Estou confiante de que construímos uma base forte para que o negócio continue a crescer à longo prazo. Estou ansioso para permanecer envolvido e apoiando Stefano – declarou.

A mudança dos cargos, no entanto, só será efetivada em janeiro de 2021, antes do início da temporada que precede as principais mudanças no regulamento técnico da Fórmula 1, que passarão a valer em 2022.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here